sexta-feira, 27 de junho de 2008

LEITURA DO LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

A leitura desse livro de Paulo Freire,tem o encanto de fazer o professor pensar a sua prática educativa, faz com que o mesmo busque um saber diferente, mais apropriado a realidade em que está inserido. O professor toma consciência que precisa criar situações de aprendizagens concretas do que exigir a simples memorização e a repetição de conceitos. Ao respeitar, aceitar e tomar como uma ajuda apropriada o que o aluno já traz em sua bagagem de conhecimentos, nos define como um ser humano que realmente é capaz de trabalhar com crianças, pois o respeita num todo.
Tomando conhecimento de que professor e aluno se completam e que um depende do outro para a aprendizagem se concretizar, saberemos avaliar-nos como seres em constantes mudanças e que somos capazes de aprender com nossas crianças e elas conosco na construção da aprendizagem, respeitando a autonomia que ambos tem de suas vidas.
A curiosidade que o educando traz, deve ser estimulada pelo educador, para que o aluno tenha liberdade de construir e produzir suas próprias hipóteses, levando-os ao caminho do saber.
Para Paulo Freire, a educação deve estar baseada no processo de que ensinar é uma troca entre aluno e professor, onde ambos aprendem, criam, sanam dúvidas e crescem como seres humanos.

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