sábado, 5 de julho de 2008

O ESPAÇO E O TEMPO NA APRENDIZAGEM

O espaço e tempo de ensinar era só determinado em ir para a escola, representando assim um movimento, um deslocamento até a instituição designada para a tarefa de ensinar e aprender.O tempo da escola é determinado como o tempo diário que o aluno dedica a sua aprendizagem sistematizada.
Vivemos entre diversos tipos de temporalidades. Na realidade, há uma percepção geral e intuitiva de que os múltiplos sentidos de tempo se entrecruzarem na vida cotidiana.
A percepção mecânica e objetiva definida pelos relógios e calendários, orienta as nossas atividades rotineiras, estabelece ritmos e nos auxilia a definir prazos e compromissos.
O tempo, o espaço, a memória, a história e a realidade são algumas das muitas concepções que as tecnologias têm em nossas vidas.
Não é possível pensar na prática docente sem pensar, na pessoa do professor e em sua formação que não se dá apenas durante o seu percurso nos cursos de formação de professores mas, durante todo o caminho profissional dentro e fora da sala de aula.
Antes de tudo ao professor deve-se dar a oportunidade de conhecimento e reflexão sobre sua identidade pessoal e profissional. É preciso que tenhamos tempo e oportunidades de familiarização com as novas tecnologias educativas.

Nenhum comentário: