domingo, 1 de junho de 2008

"A arte de fazer perguntas"

As perguntas feitas pelos alunos, tornam-se ainda mais importantes porque provavelmente não seriam as que o professor faria para as crianças, como proposta de estudo. Existem assim curiosidades que se pensarmos, até nós mesmos podemos ter, e que as crianças não tem vergonha de perguntar, como: "por que o céu muda de cor?"Por que quando é dia aqui , no Japão é noite?" "O universo tem fim?" e assim as perguntas vão...e isso nos leva a uma significação de curiosidades.
Com as perguntas das crianças podemos enriquecer a grade de conteúdos programáticos, levando as aulas ao desafio, aceitando idéias e erros, desafiando no sentido de provocar a aprendizagem. A sala de aula deve ser o espaço para a alegria das descobertas, conscientizando-se que educar é tirar de dentro para fora, sem dar respostas imediatas e sim ensinar a pensar. A aprendizagem ocorre quando estamos diante de um desafio. Tomar consciência dos desafios é ajudar a criança a pensar para a descoberta.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Marines sua reflexão referente às perguntas feitas pelos alunos é pertinente, além de enriquecer as aulas, tornam muito interessantes, pois o assunto, em geral é do interesse de todos.

Geny