sábado, 21 de junho de 2008

ATIVIDADES SOBRE COMUNIDADES

Conteúdo: Trabalhando com meu povo-comunidade
Objetivos: Reconhecer as comunidades existentes;
Identificar as comunidades em que está inserido;
Construir sua própria identidade;
Propor normas e regras para a comunidade escolar;
Trabalhar as diferenças;
Transmitir seus conhecimentos.
Recursos:Trabalhos já realizados sobre a linha de tempo dos fatos mais importantes da vida de cada um, com as respectivas fotografias;
Fotografias ou visitas de familiares;
Entrevista com familiares, vizinhos, direção da escola e autoridades do município;
Visita aos pontos turísticos do município e palestra com o guia da Fundarc, registrando com fotografias;
Reportagens sobre o município, estado e o país;
Jornal e revista da cidade;
Mapas (Gravataí, Rio Grande do Sul e Brasil);
E.V.A.;
Maquete.
Reunir todos os recursos planejados e vivenciados, separar a turma em grupos e construir assim uma exposição dos trabalhos na escola, para os alunos das outras turmas.

1ºGrupo - A partir do trabalho sobre a linha do tempo de nossas vidas, explicar aos visitantes o que é uma linha do tempo e o que cada trabalho representa, respondendo as perguntas feitas pelos mesmos;

2ºGrupo - Expor a linha do tempo sobre a escola, trabalho este realizado juntamente aos setores da escola e demais funcionários, tomando conhecimento,também, das normas oficiais da mesma e aproveitada assim para realizar as normas que regem nossa sala de aula, tomando consciência de que para haver ordem e progresso, precisamos ser organizados e lidar de igual para igual, não interessando diferença de raça, cor, religião, somos um só povo e precisamos uns dos outros (aula trabalhada na disciplina de Ensino Religioso, quando os estudos dos valores predominam mais).

3ºGrupo - Mostrar a linha do tempo do município, realizada em aulas anteriores, a partir da visita realizada aos pontos turísticos, relembrando o que viram e ouviram sobre a mesma, do guia da Fundac e na aula com a professora, expondo fotografias, acontecimentos em datas e reportagens do jornal e revista local.

4ºGrupo - Explicar que nós,gravataienses (representados por bonequinhos recortados no E.V.A.), viemos de um grupo social, a família e com o passar do tempo e automaticamente vamos sendo inseridos em outros grupos como, amigos, escola, colegas...até a nacionalidade (os alunos colam os bonequinhos nos mapas, sobrepondo-os um sobre o outro), além de gravataienses, somos gaúchos e pertencemos a um grupo maior, somos brasileiros (os mapas também feitos de E.V.A.).

5ºGrupo - Demonstrará através de maquetes (realizadas nas aulas de Educação Artística), os grupos sociais estudados, uma maquete sobre a família, outra sobre a escola, município, estado e o país.Dentro do município,além do que já foi relatado, não esquecer de mencionar as comunidades de bairro a qual estão inseridos, igrejas, clubes...Usar nessas maquetes papelão, isopor, E.V.A, TNT,caixinhas, bonequinhos plásticos...

Esses trabalhos devem envolver toda turma, em sua construção e após, na culminância do mesmo, dividir em pequenos grupos para a exposição.

Nenhum comentário: