segunda-feira, 14 de abril de 2008

REFLEXÃO SOBRE A DEFESA DA SÍNTESE

Repensando a elaboração e a apresentação oral da síntese de meu portfólio, posso afirmar que a princípio senti dificuldade em me certificar se o que pensava era realmente o que estava sendo pedido pelo professor e orientado pelas tutoras.
A escolha do registro que mais me tocou, isto é, a interdisciplina trabalhada, não foi difícil de dicidir, pois a música me entusiasmou muito e o trabalho com os alunos foi motivador.
Refletindo melhor pude perceber o quanto aprendi neste período do curso, em especial no Seminário Integrador que nos leva a tal reflexão que gera a aprendizagem, interagindo com as outras interdisciplinas.
Considerando todo processo de formação até a conclusão de minha defesa da síntese, posso afirmar que houve um percurso formador de idéias que me levaram a refletir a minha caminhada docente, com características próprias de quem está sempre em processo de construção inovadora.
Na elaboração da síntese do portfólio, devo confessar que acreditava que os meus registros já estavam prontos, que mais nada precisaria fazer, fiquei aflita e até mesmo contrariada. Mas ao fazê-lo percebi que essa era uma ótima maneira de revisar os conteúdos estudados, refletir a nossa trajetória no semestre, enriquecendo a nossa prática pedagógica.
As dúvidas ocorreram como, o que fazer? Como fazer? Será que tenho que abranger tudo, na apresentação? Mas logo me decidi por apresentar o que de mais dinâmico e prazeroso motivou as minhas aulas, a música.
Foi nessa interdisciplina onde mais senti mudanças em meu modo de trabalhar, onde antes era um simples cantar, havia virado um estudo, um pouco mais, aprofundado, fiz um paralelo de como eu desenvolvia as aulas de música antes e como elas ficaram depois de ter estudado essa interdisciplina: Música na escola com a professora Ana Paula. A música pode ser integrada com as outras atividades das outras interdisciplinas, nas mais diversificadas brincadeiras, nos trabalhados artísticos, nas dramatizações e em tudo que diz respeito a atividades dinâmicas que podemos realizar com nossos alunos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Geny disse...

Querida aluna Marines de Medeiros analisando o seu texto referente à “Reflexão Síntese” suas colocações são pertinentes e vem de acordo com uma das correntes usadas pelo Seminário Integrador, a concepção problematizadora (Paulo Freire) levando o aluno a autocrítica e auto- análise. Muito importante sua descoberta na apropriação dos subsídios das interdisciplinas e no uso da aplicabilidade com seus alunos. Parabéns! Favor postar no seu blog Portfólio o seu texto “Reflexão Síntese” Um grande abraço, Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UFRGS