segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A criança em processo de conhecimento

No texto “O Aprender como Transformação Estrutural na Convivência”, de Humberto Maturana, teórico esse o qual me baseei para desenvolver meu trabalho de conclusão de curso, foi um dos temas de um fórum do eixo Vll.
Foi proveitoso reler os comentários de meus colegas, professoras e meus entendimentos ficaram mais claros, consegui relacionar o que estudei naquele período com o que estou vivendo agora.
No livro de Maturana com Varela “Árvore do Conhecimento”, os autores afirmam que a vida é um processo de conhecimento; assim se o objetivo é compreendê-la, é necessário entender como os seres vivos conhecem o mundo, isto é a biologia da cognição.
A importância do amar e conhecer que Maturana menciona em suas entrevistas deve fluir naturalmente na convivência com a criança, o adulto principalmente na pessoa do professor que ele confia muito, preciso ser aquele em que o aluno nunca irá duvidar de sua palavra ou ação, eles terão assim uma relação de reciprocidade voltada para a amizade e zelo. É claro que temos alguns problemas em sala de aula, mas o professor afetuoso sempre irá além para, pelo menos, tentar ajudar seu aluno.
Quando Maturana fala em estrutura que se transforma na interação com o meio (transformação estrutural na convivência), ele está dizendo que a gente se transforma corporalmente, cognitivamente, afetivamente (tudo junto, não tem como separar)
Podemos tomar como exemplo aquela criança desenvolta, falante que é segura de si, conseguirá dramatizar com mais facilidade do que aquela que é tímida e vítima de Bulling, onde o teatro poderá entrar na sua vida mas de uma maneira diferente, aos poucos, através da motivação e outros mecanismos, foi assim que aconteceu com minha turma de alunos.
Este é um exemplo das transformações estruturais na convivência provocadas pela interação com o meio. Não podemos deixar de pensar que não há uma determinação do meio, sendo que irá depender de cada um, da estrutura e da postura do sujeito.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Marinês Medeiros!

Muito boa a sua conclusão referente às transformações que ocorrem: corporal, cognitiva e afetiva, embasada em Maturana.

Obrigada por sua postagem!

Um grande abraço,

Geny