domingo, 28 de novembro de 2010

Repensando Humberto Maturana

Como meu TCC se baseou mais nas teorias de Humberto Romesín Maturana, um biólogo PHD, não poderia deixar de fazer uma síntese desse pesquisador onde seu interesse maior é orientado para compreender os seres vivos bem como funciona seu sistema nervoso no universo da sociedade humana.
Esse teórico tem como fundamentação em suas ideias e pesquisas, a formação humana através do amar e conhecer, ele afirma que a linguagem e as emoções são bases para a convivência humana. Assim passo a entender melhor as reações de meus alunos, eles não tinham um diálogo e sim um bate boca, um querendo ser mais que o outro e não aceitando isso, pois alguns sofriam com esses desmandos, canalizei para a prática da dramatização, do conhecer os personagens e encaminhar soluções para uma melhor apresentação de cada peça de teatro.
Maturana desenvolveu estudos sobre a biologia do Amar e do Conhecer relacionando com o domínio da existência humana, através de cursos, palestras e oficinas. Lançou alguns livros entre eles A árvore do conhecimento onde estabelece a ideia em que fizemos parte de um mundo e não vivemos sozinhos e assim o nosso processo vital é compartilhado e a construção do mundo em que vivemos se dá durante nossa existência.
Humberto Maturana também conclui que o ato de perceber constitui o percebido. O ato de conhecer faz surgir um mundo para aquele que conhece, nomeado por Maturana de observador, que juntamente com esse ato chama a atenção para o fato de que "[...] a experiência de certeza é um fenômeno individual cego em relação ao ato cognitivo do outro, numa solidão que só é transcendida no mundo que criamos junto com ele" (MATURANA; VARELA, 2002, p. 22).
No livro Amar e Brincar, Maturana e Zöller (2004) fazem referência à importância de entender as alterações históricas do emocionar humano em sua relação com o crescimento das crianças. A criança aprende o emocionar e a dinâmica relacional que constituirão o espaço em que gerará sua vida, ou seja, o modo de convivência da cultura em que está inserida. A criança aprende determinados tipos de encontros com o outro.
Esse livro me deu um grande embasamento teórico para realizar meu TCC. Foi através da emoção que houve um amadurecimento de sentimentos e ações de meus alunos. Eles passaram a admirar os colegas sem deboches e ofensas. Agora eles conversam mais, trocam ideias e mudam de grupos para apresentação de suas peças teatrais.
Realmente, as mudanças aconteceram e conseguem se sustentar pois as alterações no emocionar realmente aconteceu entre essa turma de alunos que até então praticavam o Bulling.

Nenhum comentário: