domingo, 14 de novembro de 2010

MUDAR OU ACOMODAR?

Pipoca ou piruá de Rubens Alves me fez refletir mais sobre a força que o poder exterior tem sobre a minha vida.
Quando iniciei o estágio e assim teria que aplicar mais as aprendizagens adquiridas durante o curso, o momento de reflexão foi bem maior que em outros momentos até então surgidos em minha profissão.
Entrei em conflitos comigo, com minhas atitudes e com o fato de que sempre fui elogiada pelo meu trabalho e de repente trazer mais mudanças para a minha sala de aula, como será que o meu lado profissional seria visto?
Ao surgir o teatro como uma técnica preferida por meus alunos e a mesma estava melhorando a aceitação dos colegas como eles são e isso fazia com que a convivência entre colegas fosse melhorada. O teatro faz desacomodar, mexe com a ordem de uma sala de aula tradicional e o agito se faz presente.
Pela minha força de vontade de ser mediadora de uma mudança na minha turma de alunos indisciplinados e que praticavam o Bulling, me fiz ser a pipoca, dito por Rubens Alves consegui estourar sem jamais me recusar e assim me arriscar a continuar sendo um piruá que se recusa a se transformar, a ter receio do desconhecido.
Podemos dizer que o teatro não é nada novo nas escolas, mas posso afirmar que a prática realizada em minha turma onde houve mudanças positivas as quais ajudaram na aceitação entre os colegas, eles começaram a entender as diferenças se colocando na vida dos personagens e aceitando suas diferenças.
Refletindo Rubens Alves:
(...) Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo. Quanto às pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira..."

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Marinês Medeiros!

Depois do conflito vem a coragem que só os fortes são capazes de mudanças. Parabéns Educadora Mediadora!

Abraços,

Geny