terça-feira, 5 de outubro de 2010

VOLTA AOS TRÊS PRIMEIROS EIXOS



Refletindo as aprendizagens dos três primeiros eixos do curso, pude em muitas interdisciplinas resignificar minhas ideias e muitas vezes a minha prática pedagógica.
É claro que por mais que tivesse a prática de sala de aula algo estava me faltando e era no caso a teoria, através da referência e argumentações que os professores estavam e continuaram a me esclarecer durante a caminhada.
Relembrando alguns textos e questões para a elaboração de trabalhos nesses eixos posso citar:
Cadê a certeza que estava aqui? De Cleci Maraschin. O texto levanta a questão de como podemos saber com certeza o que, porque e como devemos ensinar para os nossos alunos de hoje para que, daqui a dez ou quinze anos, possam viver como cidadãos conscientes, críticos, capazes de enfrentar os desafios do seu tempo.
Computador na escola: um brinquedo a mais? De Bruno Vitale, o qual foi usado como um texto reflexivo, sobre o uso do computador no ambiente escolar.
Considerações em torno do ato de estudar! De Paulo Freire, onde vemos que estudar não é um ato de consumir ideias, mas de criá-las e recria-las.
Para conhecer Saramago, uma pesquisa com dados pessoais do autor, onde busquei informações sobre a vida dele e assim tive conhecimento daquele o qual estudaríamos alguns de seus contos.
Questões conceituais sobre projetos o que se entende e para que servem? Currículo, didática, projeto político pedagógico e normas que norteiam o campo pedagógico.
A escola do futuro, onde em cima desse contexto atual, repensamos as nossas próprias vivencias, o papel do educador frente à era tecnológica.
O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago. Esse conto representou para mim o desafio, a luta e a superação de obstáculos, comparando o que estou vivendo agora, sendo aluna da UFRGS.
O Despertar, um texto que também fez repensar a minha prática pedagógica, e estar aberta a transformações.
O texto: ‘’ Os professores enquanto sujeitos do conhecimento’’ de Maurice Thardiff, o qual tem como princípio o saber fazer, a formação e o conhecimento do professor no ambiente escolar.
Assisti ao filme “A Escola de Rock” realizando algumas anotações sobre a prática educativa apresentada no filme, comparando com a minha sala de aula e lançando mão de uma postura reflexiva quanto aos desafios nas transformações de convivência dos personagens atuantes no filme.
As teorias de Émile Durkheim – Como as ideias do autor podem nos auxiliar no mundo?
Além de Durkheim que não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho de um profissional. Outros autores como Engels e Marx, amigos e companheiros na luta contra a dominação dos poderosos e a favor dos assalariados, das causas sociais. Weber reproduziu em suas ideias três tipos de dominação legítimos: dominação legal, tradicional e carismática e acentuou que o político precisa ter paixão pelo que faz.
Ouso agora, fazer uma análise crítico-reflexiva da contribuição dessas mudanças na minha caminhada docente. Sou capaz de comparar a teoria com a prática desenvolvida em sala de aula. Sei que meu aluno, assim como eu que me vejo na situação de estudante, vem com alguma bagagem, mas precisa de mais elementos que o façam crescer. Isso tudo, vem de encontro com um dos pensamentos de Paulo Freire o qual li no livro “Pedagogia da Autonomia”: Todos devem ser respeitados em sua autonomia sendo, portanto a auto avaliação é um excelente recurso para ser utilizado dentro da prática pedagógica. Educadores e educandos necessitam de estímulos que despeitem a curiosidade e em decorrência disso a busca para chegar ao conhecimento.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Marinês Medeiros!

As suas colocações são coerentes e reflexivas, porém faltou articular com o seu TCC.
Não se preocupe vou considerar. Fica devendo a articulação para o próximo registro!

Obrigado por sua postagem!

Um carinhoso abraço,

Geny