domingo, 24 de outubro de 2010

Mudança de Relacionamento

Encontrei no texto de Liseane Silveira Camargo, "Reflexões sobre a moralidade na Escola", trabalhado na Psicologia II do eixo VI, onde a autora desenvolve conceitos que estou trabalhando no estudo de caso do meu TCC.
Esse texto ressalta o desenvolvimento moral da criança, o qual a mesma trás de casa e vai se ajustando através da convivência com o outro.
As relações sociais vão se desenvolvendo, se ajustando de acordo com a cooperação refletindo através da moralidade e respeito ao seu próximo.
Piaget aput Camargo,2004,p.22, "entende que o conhecimento não é inato, mas que existem condições adquiridas a priori e desenvolvimento na relação com os objetos e pessoas".
A moralidade, ao ser estudada por Piaget (1994), indicou duas principais formas de estabelecer relações e respeito, uma permeada pela coação adulta e pelo respeito entre ambos os lados e outra que predomina a cooperação, a recíprocidade e o respeito mútuo.
As relações de cooperação necessitam de comprometimento de ambos os envolvidos, o que só é possível a partir da compeensão do sistema de regras em que se está inserido.
A criança é muito mais receptiva e favorável as mudanças do que o adulto. Em minha turma de estágio essas mudanças aconteceram assim, o que antes eles não aceitavam em seus colegas e se achavam perfeitos, começou a mudar e o relacionamento entre os alunos do estudo de caso do meu trabalho, tomou outro rumo e as transformações aconteceram.

Um comentário:

Geny disse...

Olá Marinês Madeiros!
24/10

A experiência em sua profissão é importante para realização do trabalho de conclusão do Curso PEAD.
Abraços,

Geny