quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Amar e Brincar- Transformações na Convivência entre as crianças

Nessa retomada do quinto eixo de estudos, achei na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, o texto sobre as Transformações na Convivência Segundo Maturana da nossa professora Luciane M. Corte Real.
Esse texto vem de encontro com minhas pesquisas, dentro do referencial teórico onde lanço mãos das ideias de Maturana, para assim desenvolver meu trabalho de conclusão de curso.
Para Humberto Maturana a formação humana através da biologia do amar e do conhecer, se sustenta na fundamentação das emoções sendo essa a base para a convivência humana.
Segundo o autor as pessoas constroem o mundo em que vivem, compartilhando com o outro dando muito valor aos nossos atos.
Um dos livros que adquiri para leitura e uso no referencial teórico de meu TCC, Amar e Brincar, Maturana e Zoller (2004) onde menciona que a criança aprende o emocionar e a dinâmica da convivência em sociedade.
No livro Amar e Brincar fundamentos esquecidos do humano, encontramos a ideia de que não podemos predeterminar que uma criança cresça como um ser que viva em respeito por si mesma e pelo outro, chegando a ser um adulto socialmente responsável (p.19).
E é assim que o meu TCC está se encaminhando, buscando esclarecer como aconteceram as transformações de convivência da minha turma do 4º ano através do teatro.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Marinês Medeiros!


É importante que o TCC vá à busca de esclarecimentos para as suas dúvidas.

Abraços,

Geny