sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Minha Prática Pedagógica

Minha Prática Pedagógica

Cada pessoa é responsável pelo que faz e pelo que conquista. Cada criança que passa pela minha vida é muito importante para mim, cada dia aprendo mais com minhas crianças, pois dou muita importância a cada um deles, até mesmo aquele problemático eu consigo pegar o que ele tem de melhor e mostrar a ele que é muito importante para mim e para a escola, claro que tem dias que tenho vontade, como qualquer ser humano, de me afastar desse problema, mas aproveito esse meu estado de espírito para pensar em caminhos para ajudá-lo. E assim quero ser lembrada como a professora que pensa na aprendizagem dos alunos, mas que principalmente é amiga, carinhosa e que tenta lidar corretamente com as diferenças.
Dependendo da turma, procuro organizar atividades de construção de conhecimento através de atividades que possibilitam sua auto- expressão. Essas atividades podem ser através da recriação de jogos, dramatização na contação de histórias, montarem personagens e sentimentos com as massinhas de modelar e até mesmo na alfabetização, propriamente dita, com a construção de palavras e frases em fichas, jornais e revistas. O centro de interesses da turma é muito válido para desenvolver a autonomia nos alunos, uma das turmas que trabalho demonstrou muito interesse nas histórias em quadrinho de Mauricio de Sousa, estamos realizando um belo trabalho onde já encadernei livros feitos por eles, marcadores de páginas com a carinha dos personagens, máscaras para a dramatização de histórias e até realizaram uma pesquisa sobre o autor, montando também um livro.
Se recebesse aluno o qual tivesse sido tolido em sua capacidade de pensar, agir e escolher, realmente seria um desafio e tanto já que sua primeira experiência tirou-lhe o poder da iniciativa e autonomia. Tentaria de todas as maneiras resgatar seu poder de descoberta, de confiança em si próprio que poderiam levá-lo a ter dificuldades de aprendizagem e assim comprometer sua criatividade até nas pequenas atividades de expressão gráfica. Desenvolveria atividades que o levasse a acreditar em sua própria capacidade adormecida, através de novas situações de aprendizagem.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que belo exemplo Marinês!!! É muito positivo parar e refletir sobre nossas práticas, nossas atividades, nossas atitudes com nossos alunos. Que tipo de professores estamos sendo? Que marcas queremos deixar?? É sempre bom pensar nisso... Abraços querida