domingo, 31 de agosto de 2008

GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA

Não podemos falar em gestão da escola pública, sem deixar de pensar e lutar pela melhoria da qualidade da educação.
A mudança da qualidade do ensino, envolve a superação de problemas complexos, como a carência de recursos pedagógicos, sem falar nos recursos tecnológicos, a informatização está aí e nossos alunos mal tem lápis e borracha, insuficiência de pessoal qualificado, escassez de recursos financeiros, e pensar que em épocas de eleição a educação é uma das bandeiras levantadas pelos políticos que depois nos viram as costas.
E os professores, que para poderem viver e se apresentar um pouco melhor em seu local de trabalho, precisam trabalhar em até três escolas por dia e outros que estão se formando não conseguem uma vaga a não ser estágios fechados até dezembro, depois eles "não precisam mais", em março a batalha continua, isso é desumano.
As escolas por sí só implantam medidas e projetos, buscando aumentar recursos que venham ajudar na melhoria da escola, incentivando a permanência dos alunos e o prazer desse contato com a instituição.
Falando na prática democrática da escola pública, podemos dizer que sabemos que ela só é possível quando a participação é de todos, onde discutem e decidem o que fazer, com compromisso e objetivos bem claros e coerentes com a realidade da comunidade escolar.
Uma construção coletiva, aprimora a qualidade da educação pública, onde todos os segmentos da escola participam e lutam pela melhoria da gestão escolar.
Podemos classificar a gestão escolar em, pedagógica (área educativa), administrativa (parte física, regimento, ppp...) e gestão de recursos humanos ( equipe escolar, alunos, professores e comunidade).

Um comentário:

Portfólio da Daiane Almada disse...

Jóia tuas construções. Acredito que o profesor tem muitos desafios pela frente, mas que é capaz de passar por todos eles. Ser professor é ter amor ao próximo.

Beijos Dai