domingo, 8 de novembro de 2009

Alunos da Educação de Jovens e Adultos.

A reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da clientela dos alunos da EJA e os conceitos de educação inseridos nesse processo, nos levam a pensar num proceder onde os fatos vão acontecendo, as necessidades surgindo e pedem um encaminhamento para a solução. As dificuldades precisam ser identificadas e trabalhadas, valorizando assim as experiências de vida dos alunos.
Esses alunos possuem uma história de vida diferenciada, podemos considerá-los um grupo homogêneo, pois suas características se assemelham culturalmente na sociedade em que vivem ou de onde vieram.
A falta de sintonia entre a escola e os alunos que a freqüentam, dificultam a permanência da clientela da EJA no curso.
A ordem socioeconômica pode impedir que os alunos se dediquem plenamente ao programa.
A escola desenvolve suas atividades baseadas em regras que não são parte do conhecimento do senso comum, atrapalhando o bom andamento da vida escolar desses alunos.
O aluno da EJA é geralmente o migrante que chega às grandes metrópoles provenientes de áreas rurais empobrecidas, filhos de trabalhadores rurais não qualificados e com baixo nível de instrução escolar, ele próprio com uma passagem curta e não sistemática pela escola e trabalhando em ocupações urbanas não qualificadas, após experiência no trabalho rural na infância e na adolescência, que busca a escola tardiamente para alfabetizar-se ou cursar algumas séries do ensino supletivo.
Ele é também um excluído da escola, mas com chances maiores de terminar o ensino fundamental rapidamente.
Refletir como esses jovens e adultos pensam e aprendem envolve, portanto, transitar pelo menos por três campos que contribuem para a definição de seu lugar social: a condição de não criança, de excluídos da escola e a condição de membros de determinados grupos culturais.
Eles trazem consigo maior capacidade de reflexão sobre o conhecimento e sobre os seus próprios processos de aprendizagem por se encontrar numa etapa da vida, diferente das crianças.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Marines tua postagem revela a apropriação teórica que fizeste em torno da EJA, compreendendo as especificidades dessa modalidade de ensino. Abraços