domingo, 7 de junho de 2009

MAPA CONCEITUAL


Na aula presencial do dia 2/6, as interdisciplinas Seminário Integrador VI e Psicologia II, realizar uma tarefa de esclarecimento quanto a montagem de um mapa conceitual com conceitos piagetianos.
O mapa conceitual é uma representação gráfica em dimensões onde há conjuntos de conceitos relacionados entre sí e ligados por verbos que os levam as funções estruturantes.
Os mapas conceituais podem ser usados como estratégias de estudos, de apresentação de itens curriculares, instrumentos para a avaliação de aprendizagem escolar e pesquisas educacionais.
Nessa aula, as professoras Luciane e Simone distribuíram uma folha para os grupos contendo conceitos piagetianos. Cada grupo analisou os conceitos e usou um grupo de palavras e verbos de ligação para assim fazer o seu mapa conceitual e montar um cartaz para expor e apresentar, pois os mesmos não são definitivamente auto-explicativos, cada observador poderá fazer a sua leitura.
O nosso grupo partiu da INTERAÇÃO (ai surgiu uma polêmica, ação ou interação?),promove ASSIMILAÇAO, possibilita ACOMODAÇAO e EQUILIBRAÇÃO, gera ADAPTAÇÃO e CONSTRUÇÃO do CONHECIMENTO, cria condições de APRENDIZAGEM, num movimento de ida e volta, realizando o mesmo caminho.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Oi Marinês! Percebo que a aula foi produtiva, pois trazes aqui uma boa compreensão sobre os mapas conceituais! Isso fornecerá um bom embasamento para construirem os mapas do PA, não é mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI.

BLOGGER2007 MARINÊS disse...

Maura! Fiquei feliz em abrir meu portfólio e ler teu comentário.
Abraços! Marinês