quinta-feira, 28 de maio de 2009

A VIDA INDÍGENA

Os índios de hoje, estão divididos entre dois lados, os que ainda vivem isolados e sem contato com a civilização onde sua vida ainda é tradicional, com hábitos de caça e pesca, alheios a modernização. E os que já estão integrados com a vida moderna, ficando cada vez mais parecidos com o "homem branco",muitos falam bem o portugues, usam bem as tecnologias e até mesmo atuam como políticos.
Muitos índios moram em casas com luz elétrica, estudam normalmente e alguns até já chegaram na Universidade.
Há grande diversidade cultural entre os povos indígenas no Brasil, mas há também características comuns: Habitação coletiva,vida cerimonial, a arte, a educação das crianças se faz por todos os habitantes da aldeia, a herança cultural nos alimentos, objetos, redes, caça-pesca, o vocabulário, nomes de frutas nativas, trabalho em ceramica, preparo da farinha, uso do tabaco e o banho diário.
O Serviço de Proteção ao Índio (SPI), foi criado em 1910 para prestar assistencia aos índios, sendo substituído pela FUNAI em 1967.
O Estatuto do Índio determina que as comunidades indígenas fiquem sujeitas ao regime tutelar estabelecendo como objetivo em seu primeiro artigo a integração dos índios na sociedade brasileira.

Nenhum comentário: