sábado, 13 de junho de 2009

ANÁLISE DO TEXTO DE ADORNO

Sobre todos os fatores que levam os indivíduos a aceitarem a barbárie de Auschwitz e outras, o mais perceptível é o fator da inconsciência. Parece-nos que os homens não se deram conta de tamanha monstruosidade ocorrida. A realidade atual ainda espelha a atmosfera da época das barbáries como a explosão demográfica, o nacionalismo agressivo e a superioridade subjetiva dos habitantes da cidade sobre os habitantes do campo. Outro cenário da atualidade que lembra a época da barbárie e até predispõe que ela volte a acontecer é a inconsciência de que os interesses do estado e do coletivo estão acima dos direitos do indivíduo. Não somente os direitos, mas os interesses. Podemos perceber isto através das manifestações públicas sociais. O interesse do coletivo e a obrigação de participar do senso comum transcendem os princípios individuais de cada membro, quebrando sua resistência.
Partilhando das idéias do autor sobre a solução proposta para que esta série de acontecimentos bárbaros não se repita, devemos trabalhar a Conscientização e a Educação. No que tange à conscientização, deve-se trabalhar a volta ao sujeito e estudar os motivos pelos quais os homens desencadeiam a necessidade da barbárie e conscientizá-los disso para que o fato não ocorra novamente. Deve-se trabalhar contra a inconsciência. Já no que diz respeito à educação, esta deve ser dirigida para a autoreflexão crítica. Deve começar na primeira infância e estender a todos para que haja um esclarecimento geral sobre a barbárie, considerando a desbarbarização do campo como um dos mais importantes objetivos educacionais. A educação política do indivíduo também deve ser trabalhando promovendo uma espécie de doutrinação política, tentando esclarecer sobre os jogos de poderes da sociedade. Desde cedo os alunos, dentro da escola, devem aprender sobre estes acontecimentos históricos para ajudar na ajudar na conscientização da frieza em si e apurar os motivos que a ela levaram.
Adorno sugere que as condições sociais objetivas que empurraram a humanidade à barbárie já são a própria e não somente seus resultados. É disto que falta consciência. Esta "educação contra a barbárie" exige uma crítica social sobre a ideologia. É inaceitável que uma civilização como a nossa hoje, dotada de aparatos tecnológicos, acessível a qualquer tipo de informação repita a barbárie.
Ignorar os fatos trazidos pela história e tentar afastá-los da nossa realidade é uma ação digna de condenação, pois mesmo o homem moderno, com suas tendências e projetos para o futuro deve se lembrar que sua existência é fruto do tempo que passou e do sofrimento de pessoas que foram subjugadas pela ausência de consciência. E é somente a isso que podemos atribuir o acontecido, pois os alemães eram dotados de uma genialidade incomparável. No entanto, em meio à tamanha genialidade, faltou-lhes a compreensão de que os judeus não tinham nada humanamente superior ou inferior a eles.

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