sábado, 15 de novembro de 2008

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

Apesar de muitos governos serem democráticos de fachada, predominando o autoritarismo, a educação deve encaminhar em seus estabelecimentos de ensino, a vivência da autonomia através das relações entre cada segmento que a compõe.
A democratização da escola é a busca de uma educação que possibilite ao individuo superar desafios, aumentando a auto-estima e a confiança necessária para lidar com a restrição do que lhe é negado, os educadores buscam caminhos que levam em consideração o problema do desenvolvimento da economia em geral e a participação da comunidade.
A LDB garante, entre outros itens, a gestão democrática na escola, no Brasil a educação conquista o direito de refletir a necessidade e a importância da participação consciente dos diretores, pais,alunos, professores e funcionários com relação às decisões a serem tomadas no dia a dia escolar, buscando coletivamente resultados educacionais mais significativos.
Mas para que consigamos alcançar os objetivos que almejamos na educação, é necessário que desde pequenas, as crianças aprendam a externar suas idéias e pontos de vista, e como sabemos; ninguém dá o que não possue.
Se queremos formar cidadãos com autonomia, participativos e independentes, também precisamos sê-los e dar a eles a oportunidade para tal. E por isso entendo melhor a minha posição em não conseguir, muitas vezes, externar as minhas idéias perante ao grande grupo, vivi numa época de poucas palavras e estudei numa escola em que a expressão verbal não era bem aceita, o bom aluno era aquele que entrava mudo e saia do mesmo jeito, mas tinha que tirar a melhor nota na decoreba e assim não era necessário dialogar com o professor.`
É claro que não foram só esses fatores que contribuiram para o meu receio de falar em público, o familiar também por ter uma saúde debilitada e ser a "doentinha" da casa, nem todos os acontecimentos eu podia participar e isso tornou-me muito reservada. Mas optando por uma profissão que exige muito da nossa comunicação oral, aos poucos fui dominando esse bloqueio, mas muitas vezes ele ainda me persegue.
Vamos incentivar nossos alunos a externar suas vontades com responsabilidade.

Nenhum comentário: