sábado, 20 de setembro de 2008

A APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA

Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento do conhecimento é um processo espontâneo, ligado ao desenvolvimento do corpo, do sistema nervoso e do desenvolvimento das funções mentais.
A aprendizagem é provocada por situações psicológicas; pelo educador ou por uma situação externa.Piaget considera que o desenvolvimento explica a aprendizagem.
Segundo Maturana, o ato de viver como um processo de cognição, contribuí para a aprendizagem do adulto.
A aprendizagem ocorre com o resultado da mudança no espaço de vida.O mesmo identifica o processo de cognição com o processo da própria vida. Os sistemas vivos são cognitivos e a vida como um processo é um processo de cognição.
A dinâmica do pensamento na vida adulta, dá-se a partir da resolução de problemas do mundo físico ou social em que vivemos, lançando hipóteses sobre as transformações que devem ser implementadas na convivência e ao mesmo tempo no interior de cada um.
Paulo Freire elaborou uma proposta de alfabetização de adultos conscientizadora, cujo princípio básico pode ser traduzido numa frase sua que ficou célebre: "A leitura do mundo precede a leitura da palavra."
Refletindo sobre a minha aprendizagem,depois dos quarenta anos, mais de vinte e seis anos de magistério, todos em sala de aula, isto quando iniciei no PEAD e mais alguns problemas de saúde, acredito que tudo o que estamos estudando está contribuindo e muito no meu processo de aprendizagem.Tenho algumas dificuldades, principalmente no que diz respeito a minha memória, mas isso contorno com muito esforço e anotações.
Acredito que somos co-autores da nossa aprendizagem, compartilhando os saberes,possuimos mais independência e auto-gestão de aprendizagem.

Um comentário:

Geny disse...

Marinês seu portfólio esta recheado de consideráveis registros. Muito bom o paralelo entre Piaget, Paulo Freire e Maturana.
Tenho para dizer-te, você é uma vencedora, continue com essa garra!
Abraços,
Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS