sábado, 4 de setembro de 2010

ARTICULANDO O TCC COM O EIXO l


Quais as transformações de convivência, que assim foram possibilitadas pela prática do teatro em sala de aula, será o tema do meu TCC nessa reta final do curso de pedagogia das séries iniciais do ensino fundamental.
Relendo o texto “Cadê a certeza que estava aqui?” de Cleci Maraschi no Seminário Integrador I, me chamou a atenção quando a autora cita o descontentamento do professor e a falta de motivação não só pelas circunstâncias do cotidiano de um professor nada valorizado por seu trabalho tão importante na vida das pessoas, como também pela rebeldia e indisciplina de alguns alunos.
Comparei a desmotivação, a angústia do mestre com a do aluno. Muitas vezes a criança repassa essa amargura em sua convivência com outro(s) colega(s) e precisa de algo para extrapolar e dependendo de sua atuação ele começa a ver e a ser visto de outra maneira.
No primeiro parágrafo da página 4, desse texto há uma citação de Piaget onde ele diz que “a vida é constante movimento. O equilíbrio e a compensação das diferenças é o movimento”.
Piaget nos dá um exemplo bastante interessante que é o “andar de bicicleta. Como garantimos o equilíbrio ao andar de bicicleta? Só nos movimentando! Assim é a vida, e o nosso psiquismo. Para viver precisamos trocar, e a vida é a permanência das trocas...”.
Segundo Piaget,” não nascemos com faculdades mentais, com qualidades e conteúdos específicos, mas com a capacidade de aprender e de descentrar. E essa capacidade deve ser exercitada por nós professores. A ideia de que o nosso trabalho tenha essa dimensão lúdica, não só para os alunos, mas para nós mesmos. “O principal obstáculo aos professores se tornarem aprendizes é a sua inibição com relação à aprendizagem” (texto Cadê a certeza que estava aqui? De Cleci Maraschi, Seminário Integrador l, 1º parágrafo da página 6).
Assim posso evidenciar que meus alunos de estágio, iniciaram uma mudança no que diz respeito a convivência entre eles, no movimento corporal, uma melhor aceitação do outro através da troca de conhecimentos e ações, sendo o teatro um meio de aproximação e admiração entre eles.
.

Um comentário:

Geny disse...

Olá Marinês Medeiros!

A sua articulação é pertinente “Cadê a certeza que estava aqui?” de Cleci Maraschi SI 1.
Devemos ficar atentas as angústias das crianças!

Obrigada por suas postagens!

Abraços,

Geny