sábado, 11 de setembro de 2010

ARTICULANDO MEU TCC COM O EIXO lI

Como meu TCC tem como tema a construção espontânea de textos para a apresentação de histórias, através do teatro. Constatei que o que poderia me auxiliar nesse eixo de estudos é o texto sobre construtivismo.
Esse texto trás o conceito de construtivismo onde podemos ter em mente a ideia de que nada está pronto, o conhecimento não é dado como algo terminado. Ele se dá pela interação do individuo com o meio físico e social e se constitui por força da sua ação. (texto “O QUE É CONSTRUTIVISMO”?Fernando Becker) -Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da psicologia l- Prof. Paulo Francisco Slomp- Pag2 ultimo paragrafo.
Podemos nos perguntar o que isto tem a ver com o tema do meu trabalho. Posso dizer que a ligação é que nada poderia ter acontecido sem antes meus alunos terem a capacidade da criação, da construção.
De um projeto de estudos eles criaram textos, dramatizaram, se integraram, se conheceram mais e isso fez com que se aceitassem de uma maneira menos agressiva. Como? Por quê? É essa resposta que estou buscando teoricamente e que pretendo construir até o final de meu TCC.
Se essa fosse uma turma que não buscasse seu próprio conhecimento, talvez o trabalho com eles se tornaria muito mais difícil até chegar a esse estágio. Eu teria primeiro que descobrir essa capacidade deles para depois sugerir esse tipo de trabalho e constatar os efeitos positivos.

2 comentários:

Geny disse...

Olá Marinês Medeiros!

A sua articulação é pertinente “Cadê a certeza que estava aqui?” de Cleci Maraschi SI 1.
Devemos ficar atentas as angústias das crianças!

Obrigada por suas postagens!

Abraços,

Geny

Geny disse...

Olá Marinês Medeiros!

Você esta explorando muito bem as sua postagens e articulando com o seu TCC.


Obrigada por suas postagens!

Abraços,

Geny