sábado, 5 de junho de 2010

O CONVÍVIO ESCOLAR SEM RÓTULOS

Percebe-se que o bullying cresce a cada dia, e infelismente os profissionais dentro da escola desconhecem de um tema tão mostrado pelas mídias!
As agressões morais e descontentamentos que nossas crianças sofrem no ambiente escolar, constrangem e até mesmo reflete na aprendizagem e na auto estima do agredido.
Mas o que será que acontece com o agressor para que o mesmo tenha essas atitudes?
O convívio escolar sem rótulos e brincadeiras violentas como esse desrespeito a individualidade dos colegas, seria bem mais prazeroso, a amizade tornaria a aprendizagem mais fácil de ser assimilada pois uns ajudando os outros, sem medo de ser sinônimo de chacota e insultos.
Na semana passada uma mãe me procurou, querendo saber a minha opinião sobre trocar de turma sua filha, minha aluna, que está com esses mesmos colegas desde o primeiro ano e é rotulada por eles como a medrosa e tudo o que ela tem medo eles a ameaçam e assim ela se atrasa para fazer as atividades pois está sempre em conflito com os mesmos.
Deixei claro pra ela que isso não seria solução e que muita coisa já foi feita em relação a esses alunos, ela concordou comigo e até me contou que em anos anteriores as agressões também eram fisicas e agora ficam nos apelidos, mas que ela, a menina continua se queixando muito.
Estou programando usar recursos para trabalhar melhor e com mais eficácia esse problema, iniciei uma busca de algum video,aceito sugestões, palestra com alguma psicopedagoga,jogos com meus alunos, fazer uma produção de cartilhas, cartazes sobre o tema, criar dinâmicas de grupos e observar mais esses alunos calados comportados por medo e aqueles extrovertidos que mexem com todos.
Segundo Vigotsky (1998),"Pôde-se constatar que cabe à família, mas também ao professor, transmitir e ensinar valores aos alunos, criando uma relação de respeito mútuo e que proporcione o processo ensino-aprendizagem. A disciplina não é uma meta conseguida através de um único fator, mas de todo um sistema de educação, organização e influências às quais os alunos estão submetidos a todo o momento e que interferem no seu comportamento".

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Marines,

Realmente esse assunto é muito sério. Vou ver se tenho ou acho algum material interessante para te passar.

Abraços