sábado, 22 de maio de 2010

NA PROCURA DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM

Reavaliando a caminhada dentro dos projetos do meu estágio, posso afirmar que as aprendizagens estão sendo bem significativas tanto para os alunos como para mim.
Ao realizarem as pesquisas na internet,quando é tarefa de casa, os pais estão juntos e já vieram me informar que estão aprendendo muitas coisas também, eles reservam esse tempo para a aprendizagem de seu filho e estão gostando dos resultados "Agora meu filho está gostando de fazer tema..." essa é a fala de uma mãe e as que estavam juntas concordaram com a colocação da mesma.
Na arquitetura pedagógica sobre os animais, nós já descobrimos várias coisas que não sabíamos e eles gostam quando trazem novidades sobre o projeto e eu ainda não sabia com certeza, na verdade tinha dúvidas ou até mesmo nunca tinha ouvido falar a respeito, eles se sentem o(a) professor(a) e isso vem ao encontro de um dos pensamentos de Paulo Freire: "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria".
Pensando assim posso lançar mãos da arte de ensinar, onde Comênio o pai da didática, pregava a "necessidade além da interdisciplinaridade, da afetividade, ambiente escolar propício e coerência entre família e escola", que é o realmente está acontecendo com a turma nos estudos sobre os PAs.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bom Marines! Está conseguindo integrar a família em suas atividades. Nem sempre á fácil... Beijão