domingo, 16 de maio de 2010

EDUCANDO SENDO O SUJEITO DE SUA PRÓPRIA EDUCAÇÃO

O ambiente escolar deve proporcionar ao aluno condições para que o mesmo consiga ter seus objetivos de aprendizagem alcançados.
Podemos lembrar Paulo Freire em uma das suas argumentações, em que os professores devem desafiar os alunos a ir além das crenças e suposições de senso comum em relação ao mundo em que vivemos.Ele deixa claro que devemos rejeitar uma abordagem que focaliza o conhecimento experiencial do aluno e abordá-lo contextualmente, inserindo nosso respeito por tal conhecimento.
“Quando saio de casa não tenho dúvida nenhuma de que, inacabados e conscientes do inacabamento, abertos à procura, curiosos, "programados, mas para aprender", exercitaremos tanto mais e melhor a nossa capacidade de aprender e de ensinar quanto mais sujeitos e não puros objetos do processo nos façamos (Freire, 1997, p.65)”. Penso que como diz Paulo Freire todos nós temos a intenção de aprender, e eu acrescento que na turma, no grupo da nossa sala de aula aprendemos com os outros interagindo com todos os envolvidos no processo.
Não posso afirmar que é fácil para todos os educadores, mudarem radicalmente suas aulas, falo por mim que em certos momentos ainda não consigo deixar de lado algumas maneiras de conduzir as buscas da aprendizagem das minhas turmas.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Realmente Marinês mudar não é fácil... mas temos que fazer esse exercício sempre que preciso. Muito boa sua reflexão, não precisa refazer, certo?!

Abraços