domingo, 28 de outubro de 2007

Sintetizando textos sobre o teatro


*IMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO
*FORMAS DE ABORDAGEM DRAMÁTICA NA ESCOLA
*AULA DE TEATRO É TEATRO?

Do texto de Gilberto Icle, posso retirar as seguintes idéias que vêem de encontro com minhas práticas, a improvisação trata-se de atividades nas quais nos transportamos para uma situação fictícia, brincando, fazendo de conta ou até mesmo atuando teatralmente.Ouvir uma história e depois improvisar sua dramatização, é uma das atividades de teatro que frequentemente faço com meus alunos. Nessa tarefa eles precisam improvisar, recriar gestos e falas, e isso é muito importante. No trabalho realizado para esse inventário, uma aluna não queria participar, ela é muito tímida e não se achava capaz, mas todos a incentivaram e quando ela percebeu que era para improvisar, podia errar, ela fez tudo, é claro do seu jeito e ritmo lento, mas senti-me gratificada naquela hora, acho que se fosse um texto decorado, certinho, que não pudesse improvisar, ela não teria participado.
Na leitura que realizei do texto de Ana Carolina Muller Fuchs, o que de mais importante e que me fez pensar, ainda mais na minha prática docente, foi o parágrafo onde afirma que o jogo dramático e jogo teatral se mesclam da mesma forma que representação e brincadeira. Trabalhar de forma integrada é sempre mais enriquecedor do que fragmentar e isolar práticas pedagógicas. E isso reafirma como nós procuramos trabalhar com nossas crianças, dando oportunidades de integração entre eles e as próprias atividades realizadas.
No texto Aula de teatro é teatro? Já nos faz pensar a partir do próprio titulo e o que de mais significativo, para mim a partir dessa leitura foi o fato de que para que realmente haja a aula de teatro precisamos de três condições básicas que seriam o próprio texto, os personagens e o público. O texto abrange a própria história, o gesto, a música, a intensão da fala e os códigos. A incorporação dos personagens seria a máscara para afigurar-se com seu próprio corpo, um ser fictício que pode ser uma pessoa, uma idéia, um sentimento, um objeto, um animal, mesmo que tudo seja uma improvisação.O público é uma peça muito importante nesse processo teatral, como espectador aceita compartilhar do mundo imaginário, dando sua contribuição crítica e sugestiva. Em aula observo sempre as reações tanto de quem apresenta como de quem assiste. Ambos são muito importantes para o trabalho fluir e alcançar o seu objetivo baseado na criatividade e espontaneidade de cada um.

Nenhum comentário: