domingo, 18 de abril de 2010

UMA CAMINHADA DOCENTE

A caminhada docente de um profissional que sempre luta para acertar, mesmo surgindo pedras em seu caminho e isso é certo que aparece,é um andar consciente de conjunto de fatores e escolhas que certamente influenciam, mas não determinam a ação docente, é possivel repensar sobre nosso modo de ser e agir no mundo em que estamos inseridos.
Nossos alunos, de forma alguma, podem ser as cobaias de propostas pedagógicas que muitos governos impõem aos professores para que esses despejem nos educandos, eu sou consciente e minha caminhada docente me faz refletir quanto ao que o sistema quer me impor, mas aqueles professores que estão chegando novinhos agora, como será que lidam com essas dificuldades? Particularmente aposto neles por possuirem um pensamento inovador, mas será que conseguem enxergar o peso de nossas responsabilidades?
Essa graduação veio a acrescentar a parte teórica que até então eu tinha conhecimento quando participava de alguns cursinhos de poucas horas e algumas leituras, pois sempre me interessei pela caminhada de Paulo Freire na educação de jovens e adultos, mesmo sem nunca ter trabalhado com o EJA, mas sempre dá para canalizar suas idéias também na educação dos pequenos.
É possivel repensar a nossa ação do mundo, percebendo que nossa condição humana impõe uma formação durante toda vida, oportunizando uma educação mais crítica e humanizadora.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Com certeza Marinês, concordo com você. E quanto aos novos professores? Será mesmo que eles tem esse mesmo encantamento, e essa mesma persistência dos professores mais antigos?? Não sei...