sábado, 11 de abril de 2009

MODELOS PEDAGÓGICOS

Na nossa aula presencial, além de outros assuntos, retomamos os modelos pedagógicos realizando um trabalho em grupo onde cada um recebeu a tarefa de escrever uma aula que correspondesse ao modelo pedagógico recebido, houve troca de trabalhos onde a leitura da aula correspondente ao grupo que escreveu era feita e teríamos que identificar o modelo pedagógico, argumentando e justificando a resposta do grupo.
Os modelos pedagógicos são divididos em Diretivo, Não Diretivo e Relacional.
O modelo Diretivo basea-se na apreensão da verdade e não na sua construção. A necessidade de repetição de uma tarefa para alcançar a aprendizagem, também dá suporte a esse modelo epistemológico (EMPIRISMO).Identifica-se esse modelo pedagógico quando o professor fala com total autoritarismo e o aluno ouve, o professor acredita ser o detentor do saber; acaba trazendo os conteúdos prontos não oferecendo oportunidades de contestar, pensar, criar e muito menos interagir.
No modelo Não Diretivo o professor não ensina, o aluno é que aprende. Concebe-se que o individuo é dotado de um saber de nascença, o que justifica a ocorrência de alunos talentosos e de alunos fracassados (APRIORISMO).Assim o professor fica ausente de tudo, não interfere nos trabalhos dos alunos, concorda sempre com o que o mesmo fala, tudo está bom, fica em total alienação, não compartilhando com ninguém.
Dentro da metodologia Relacional o professor problematiza e o aluno age. Estabelece-se um ambiente de discussão e construção de um novo conhecimento em que a interação aluno e professor é a base da aprendizagem.Quando o professor questiona o aluno, há uma ação entre ambos e com os objetos a serem estudados.

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