domingo, 12 de outubro de 2008

REGIMENTO ESCOLAR E PPP

Ao realizar o trabalho sobre "Organização Curricular e Avaliação da Aprendizagem Escolar", aprofundei mais meus conhecimentos sobre o Regimento Escolar e PPP de uma das escolas que trabalho,Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Cléssia e assim fiz a síntese de alguns itens os quais envolveram os estudos do módulo dois, dessa interdisciplina.
A filosofia do estabelecimento de ensino:"A Escola junto às famílias possibilita ao aluno uma educação com autonomia, relacionamento interpessoal, auto-estima,visando desenvolvimento de um indivíduo mais humano, responsável, criativo, ciente de seu papel na sociedade".
A organização curricular envolve o conjunto de objetivos educacionais, uma vez que a aprendizagem ocorre de forma progressiva e gradual.
A metodologia de ensino deve:*Explorar as experiências dos alunos, favorecendo a aprendizagem através dos conflitos cognitivos; *Zelar pela qualidade de vida na formação de cidadãos atuantes, conscientes de seus papéis na sociedade e transformadores de suas realidades;*Oportunizar momentos de pesquisa, análise, reflexão, debate, argumentação, conceituação e interpretação, onde o aluno terá uma relação produtiva com o conhecimento e não simplesmente reprodutiva;*Criar um ambiente favorável e estimulativo a aproximação do conhecimento;*Proporcionar uma articulação constante entre a prática e a teoria.
O PPP apresenta em seu plano curricular que os conhecimentos devem ser trabalhados de forma interdisciplinar, a partir de um prévio planejamento realizado pelo professor onde ele decidirá a metodologia e estratégias para desenvolver os conteúdos.
A reflexão crítica, a avaliação e a auto-avaliação do professor e aluno deverão buscar a noção do todo, para que juntos, educadores, alunos e coordenação possam diagnosticar avanços, dificuldades e necessidades da turma para planejamento do trabalho, de forma a oportunizar ao aluno, a superação de suas dificuldades de aprendizagem.
Proposta Pedagógica: A nossa escola realiza a proposta pedagógica progressiva, centrada numa educação participativa e transformadora em que o educador atua como desafiador, provocador e inovador, objetivando um educando crítico, consciente, criativo, participativo, que saiba agir com autonomia.
Avaliação: Não será uma simples medição do domínio de conteúdo, mas sim uma avaliação por competências e habilidades.Deverá ser diagnóstica, permanente e interdisciplinar, buscando a construção de conceitos.

Nenhum comentário: