No eixo III dentre as interdisciplinas estudadas, tivemos “Teatro e Educação” com a professora Ana Cecilia de Carvalho Reccziegel.
Reli os textos adicionados na biblioteca do Rooda e pude perceber que poucos vinham ao encontro da minha investigação para o TCC, mas um deles me ajudou a refletir na mudança de atitude que meus alunos tiveram com a prática do teatro em sala de aula.
O texto que tem como titulo O Ensino do Teatro na Escola de Nádia Herter Mancuso menciona que com a lei 9394/96 revogam-se as disposições anteriores e a ARTE é considerada obrigatória na Educação Básica, ela cita que: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” Art. 26 & 2º (Pág. 3-parágr. 3 º).
Assim o teatro começa a ter mais importância na educação e os alunos conseguem ter mais oportunidade de mostrar ou até mesmo de desenvolver seu talento.
O primeiro parágrafo da página 7 diz que “As atividades de teatro eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares, das celebrações religiosas ou das comemorações de inicio ou final de recesso escolar...” Os alunos tinham que decorar falas e gestos e isso eram automáticos sem pensar, sem criar.
Refletindo essas partes do texto posso afirmar que com essa turma foi diferente. Eles criavam os textos, ensaiavam e na hora da apresentação a improvisação era bastante marcante, como ainda é, eles possuem a habilidade do improviso sem sair do tema proposto no texto criado por eles.
Acredito que a admiração que agora eles possuem uns pelos outros, pode ter vindo da valorização que nasceu pela importância que cada um tem para outro, ao descobrir que todos possuem sua capacidade singular de contribuir com o fechamento de cada cena da história criada pelo grupo.
sábado, 18 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Marinês Medeiros!
Dá para perceber na sua retomada do eixo III, conseguiste fazer uma relação com o seu Trabalho do TCC.
Seus alunos são os beneficiados!
Obrigada!
Abraços,
Geny
Postar um comentário