segunda-feira, 28 de junho de 2010

COMO TRABALHAR COM A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA?

Primeiramente para trabalharmos essa problemática em sala de aula, precisamos conhecer os prováveis motivos da indisciplina desses alunos.
Essa rebeldia de alguns que afeta uma turma, pode ser de ordem externa.
Ela pode ser causada por problemas familiares, inclusão escolar ou social, proteção em excesso pelos pais, influência muito forte por personagens violentos que tornam-se seus ídolos deixando os professores de mãos atadas.
Mas não podemos deixar de fora as causas que podem vir de disfunções entre a escola e o aluno.
Uma das coisas que devemos tentar evitar é que o aluno tenha uma imagem negativa de sí próprio, que ele se ache uma pessoa má, perversa e indelicada.
Assim como muitos querem ser os bons em alguma coisa, os alunos rebeldes podem desejar e gostar de ser os melhores entre os "maus".
Acredito que não há um padrão, uma estratégia a seguir quando o aluno é indisciplinado, ainda mais na época em que vivemos, onde o professor está perdendo cada vez mais sua autonomia.
Cada situação é unica e cabe ao professor ter um comportamento que não reforce a violência, a revolta que seu aluno já trás consigo.
Devemos sim chamar o aluno a sua responsabilidade e mostra-lhe que precisa cooperar para assim se ajudar.
Além de tudo o que nós professores realizamos em sala de aula, para que alunos rebeldes não atrapalhem as aulas, precisamos de apoios externos onde os setores, tanto pedagógico, quanto o disciplinar precisam estar lado a lado nos acessorando e nos dando respaldo quanto aos problemas existentes com nossos educandos.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Muito bem Marines, parabéns pelo excelente semestre!

Esta foi a última semana de postagens obrigatórias para quem está em dia!

Boas férias!