A questão da indisciplina preocupa muito a comunidade escolar, é um dos temas relevantes que nos mobiliza a procurar respostas e soluções quando alunos não repeitam mais a sala de aula e consequentemente a escola onde estudam.
O ato de lecionar requer muitas habilidades e com elas a capacidade de segurar de uma maneira ou de outra os alunos em sala de aula, fazendo com que os mesmos adquiram uma postura saudável de educando capaz de buscar sua própria aprendizagem.
Mas ao agir assim, os professores sentem-se fragilizados e começam a buscar respostas para o proceder de seus alunos indisciplinados surgindo indagações como: "Como devo proceder?" "Será que minhas aulas não motivam ou os alunos são desinteressados mesmos?" "No que devo mudar?" e muitas outras perguntas vão surgindo em nossas mentes que procuram ,no mínimo,não ter dificuldades em se trabalhar com ordem necessária a uma boa aprendizagem.
Segundo Aquino (1998), o aluno-problema é visto, em geral, como aquele que
padece de supostos distúrbios psico-pedagógicos, que podem ser de natureza cognitiva (os tais "distúrbios de aprendizagem") ou comportamental. Nesta última categoria, enquadram-se um conjunto de ações usualmente consideradas como "indisciplinadas". Tal
entendimento leva a que se tome a indisciplina e o baixo aproveitamento escolar como duas faces de uma mesma situação, que além de contribuírem para o fracasso escolar, impõe obstáculos ao trabalho docente.
Na medida que vou escrevendo sobre esse tema, vou refletindo as situações que tenho em sala de aula, alunos nas séries iniciais que já apresentam uma má conduta, prejudicando a sua e a aprendizagem dos demais colegas. O que será desses alunos quando estiverem nas séries finais? Agora eles já acham que dominam a turma, fazem o que querem e os professores pouco podem fazer para tentar melhorá-los, os recursos muitas vezes se limitam na sala de aula, professor- aluno e pouco podemos contar com atitudes externas e ou retornos de trabalhos pedagógicos "realizados" com esses alunos problemas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Como trabalhar com a indisciplina em sala de aula?
Bjs
Postar um comentário