Trabalhando com a idéia de cooperação e colaboração, os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, não são meros espectadores mas são aqueles que participam ativamente e assumem a responsabilidade no que diz respeito a construção dos conhecimentos que querem ter. Todos precisam cooperar e colaborar para que o processo aconteça e transcorra normalmente atingindo assim seus objetivos finais.
Estudando Piaget podemos ter a certeza que em suas teorias ele nos quer fazer pensar em nosso papel de educador, de mediador, aquele que observa, dá condições e estimula o aluno a buscar respostas para seus interesses, observando as fases do desenvolvimento da criança.
Portanto podemos refletir sobre: “Aceitar o ponto de vista de Piaget, portanto, provocará turbulenta revolução no processo escolar (o professor transforma-se numa espécie de ‘técnico do time de futebol’, perdendo seu ar de ator no palco). (...) Quem quiser segui-lo tem de modificar, fundamentalmente, comportamentos consagrados, milenarmente (aliás, é assim que age a ciência e a pedagogia começa a tornar-se uma arte apoiada, estritamente, nas ciências biológicas, psicológicas e sociológicas). Onde houver um professor ‘ensinando’... aí não está havendo uma escola piagetiana!” (Lima, 1980, p. 131).
Será que já estamos preparados para perdermos nosso posto de mestre? Posto daquele que supostamente tem resposta para tudo? E assim o aluno não precisa pensar, buscar é só decorar...Talvez dê menos trabalho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Embora, muitas vezes as pessoas não percebam isto, o desenvolvimento de trabalhos em grupo é uma tarefa do seu cotidiano. Todo trabalho onde mais de uma pessoa participa, seja dando opiniões, tomando decisões ou apenas atendendo ordens, pode ser considerado como um trabalho em grupo. Entretanto, um trabalho em grupo só pode ser considerado um trabalho cooperativo se a relação entre os membros do grupo não for vertical, onde alguns decidem e outros executam o que foi decidido.
Parabéns pela iniciativa! =)
Postar um comentário