sábado, 19 de setembro de 2009

Letramento

Podemos dizer que diáriamente convivemos com o letramento social e o escolar, ambos direcionados ao estudo da linguagem propriamente dita.
O letramento escolar é aquele o qual o indivíduo segue regras, decifra códigos, muitas vezes um meio automático de leitura de simbolos, sem se preocupar muito com significados para a vida, mas isso não quer dizer que não podemos oportunizar aos nossos alunos situações de letramento adotando práticas diárias de leitura em livros, jornais e revistas em sala de aula, colocar rótulos nos objetos como nas classes, cadeiras, quadro...fazer passeio leitura pela escola ou arredores.
O letramento social é um processo que se refere aos usos da língua escrita, não somente na escola como em todo lugar, porque ela está por todos os lados, fazendo parte da paisagem que nos envolve em casa, na rua, nas paradas de ônibus, nos estabelecimentos comerciais, parques, praças, igrejas...fazendo parte de todas as situações do nosso dia a dia.
Segundo Kleiman, letramento não é alfabetização, mas a inclui, estão associados.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Pois é, Marines! Mas será que isso não é uma das coisas que realmente estamos em falta em nossa sociedade? Já pensaste em modificar algo a partir da tua prática, depois que refletisse sobre essas questões? Abraços