Comênio,considerado o pai da didática (Jan Amos Comênio), já naquela época se preocupava com a arte de ensinar. Sua maior idéia era que o professor ensinasse menos e o aluno aprendesse mais e isso me faz lembrar do construtivismo, onde o professor assume o papel de mediador e assim o educando precisa mais do que em qualquer situação buscar a sua aprendizagem.
Segundo Comênio, a aprendizagem deve começar a partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno, e não a partir de teorias abstratas e isso até hoje os educadores procuram incluir em suas aulas.
O pai da didática propõe que os alunos façam experiências por conta própria e aprendam através de suas observações e não somente repetindo o que ouvem. Comênio parece viver nos tempos de hoje, além de tudo primava pelo bom relacionamento entre professor e aluno como fundamento para a aprendizagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Realmente Marinês... Que bom que agora poderá aprofundar teus conhecimentos e se necessário mudar algumas práticas! Afinal... ensinar é uma arte!!! Abraços querida!
Postar um comentário