Ao me perguntar se todos nós podemos ter atitudes filosóficas, aprofundei-me nas leituras de alguns filósofos onde os mesmos colocam que a atitude filosófica não é uma atitude natural. Cada mudança pode representar uma nova possibilidade para ampliar o conhecimento.
Aristóteles afirmava que a filosofia tinha sua origem no espanto, na estranheza e perplexidade que as pessoas sentem diante dos enigmas do universo e da vida. A reflexão começa exatamente a partir do exame daquilo que se pensa ser verdadeiro. Se nunca duvidarmos de nada saberemos sobre o fundamento daquilo em que acreditamos, jamais pensaremos pela nossa cabeça.
A crítica filosófica é radical, não admite compromissos com as incertezas, idéias que se contradizem e os termos imprecisos. Os filósofos aconselham é que façamos da procura do saber um modo de vida. "Não se satisfaça com nenhuma conclusão, queira saber sempre mais e mais".
Atitude filosófica é uma atitude crítica, onde diz as evidências, problematizando e questionando, consiste em abordar os problemas sem preconceitos, mas para ter uma atitude filosófica não basta problematizar e questionar, temos também de arranjar argumentos válidos para tudo o que dizemos.
Devemos manter sempre uma atitude crítica por mais adulto que sejamos, temos que questionar e fundamentar os nossos pontos de vista sem receio de errar, ampliando nossos horizontes.
sábado, 25 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário